A Richard Mille é uma das marcas de relógios de luxo mais exclusiva do mundo e ostentar um de seus modelos no pulso é para poucos, já que elas possuem um valor muito elevado comparado à outras marcas do setor. Seus relógios são muito mais que um instrumento para ver as horas ou marcar o tempo, mas sim verdadeiras obras da precisão e complexidade, aliadas a materiais nobres, avançada tecnologia e design inovador e resolutamente modernista. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas. Os relógios são usados há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.
A história da Richard Mille começou quando o francês homônimo que, após estudar marketing em Besançon e morar um ano na Inglaterra, começou a trabalhar na Finhor, uma empresa relojoeira local, em 1974. Alguns anos mais tarde, em 1981, a firma foi comprada pela Matra (grupo que então incluía as marcas Yema e Cupillard Rieme ) e Richard foi promovido ao cargo de gerente.
Após a relojoaria ser vendida, mais uma vez (agora para a companhia japonesa Seiko), Mille deixou a empresa em 1992 para iniciar um novo negócio de relojoaria para joalheria Mauboussin. Foi então, finalmente em 1999 que o empresário francês fundou a empresa Richard Mille S.A. em colaboração com a renomada Audemars Piguet.
O primeiro relógio da marca foi lançado apenas no ano de 2001, sendo esse o modelo RM 001, que imediatamente foi anunciado pela imprensa especializada como o “alvorecer de uma nova era na relojoaria, uma revolução”. A base do sucesso de Richard Mille é composta por três elementos principais: o melhor da inovação técnica; o melhor da arte e da arquitetura; e o melhor do legado e da cultura da alta relojoaria com acabamento à mão.